|

Procon-SP: veja como abrir uma reclamação através do site

Continua após a publicidade..

O Procon-SP é um órgão público que tem como objetivo conciliar questões referentes ao cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC), seja em estabelecimentos físicos ou lojas de e-commerce. A instituição serve para mediar questões jurídicas entre o consumidor e a empresa em questão.

O serviço é totalmente gratuito e pode ser solicitado nas agências físicas do Procon ou por meio dos serviços on-line através do site da instituição. Veja neste artigo como se cadastrar e abrir uma reclamação formal contra uma companhia ou serviço!

Continua após a publicidade..

CRIE SUA CONTA

Primeiramente é preciso ressaltar que para solicitar uma reclamação é preciso que você seja o titular da conta e reclamante do pedido. Caso contrário será preciso imprimir uma declaração e enviar para o órgão.

Continua após a publicidade..

TENHA EM MÃOS:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência.

1°PASSO:

Abra o site do Procon-SP e toque sobre a opção de ‘RECLAMAÇÃO‘, desta forma você poderá efetuar login na plataforma ou criar um cadastro.

Procon-SP
Foto: Reproduão/Procon-SP.

2°PASSO:

Nesta etapa é possível efetuar login com sua conta (caso já tenha) ou criar um novo cadastro. Para isso toque sobre ‘CADASTRE-SE‘.

Procon-SP
Foto: Reprodução/Procon-SP.

O login pode ser feito utilizando seu endereço de e-mail ou número do CPF, em seguida digite a senha. Eventualmente, caso não lembre da senha é possível solicitar a redefinição tocando em ‘Esqueci minha senha’.

3°PASSO:

Na primeira etapa do cadastro é preciso inserir seu nome completo, endereço e uma senha de acesso. As demais informações pessoais serão colocadas a seguir.

Procon-SP
Foto: Reprodução/Procon-SP.

Será preciso confirmar seu e-mail, então coloque um que seja válido.

4°PASSO:

Logo após criar sua conta já é possível abrir uma reclamação, mas para isso é preciso completar seu cadastro, dessa vez inserindo informações como: RG, CPF, sexo, data de nascimento e dentre outros. Veja:

Procon-SP
Foto: Reprodução/Procon-SP.

5°PASSO:

Para reclamar sobre um serviço ou empresa toque sobre ‘NOVA RECLAMAÇÃO‘ (após ter preenchido todos os seus dados no passo anterior).

Procon-SP
Foto: Reprodução/Procon-SP.

Em seguida você deverá selecionar a categoria (educação, alimentos, telecomunicações, etc.) e informar o CNPJ da empresa, geralmente essa informação conta nas notas fiscais ou no final da página do site. Ao inserir o CNPJ o próprio site irá completar as demais informações.

Procon-SP
Foto: Reprodução/Procon-SP.

Por fim, descreva detalhadamente o ocorrido, anexe imagens e envie a reclamação para o órgão de defesa do consumidor. O retorno pode levar até 15 dias.

AGUARDE 26 SEGUNDOS PARA BAIXAR.


Para sempre receber novidades curta nossa página no Facebook!