O passaporte é um documento de identificação internacional e indispensável para qualquer cidadão que vá viajar para fora do país. Sua solicitação é realizada através do portal da Polícia Federal e pode ser requerida por qualquer brasileiro.

O processo é simplificado, estando dividindo em duas etapas: on-line e presencial. Confira!


COMO SOLICITAR O PASSAPORTE?

O processo inicial para solicitar o passaporte é realizado através do portal da Polícia Federal, órgão responsável por emitir o documento. Qualquer cidadão brasileiro, maior ou menor de idade, poderá solicitar o passaporte, desde que cumpra alguns requisitos estipulados pela PF.

Passaporte
Etapas para emissão do documento.

Possuir dívidas em seu CPF não lhe impede de tirar o documento de viagem, ou seja, é possível solicitar o passaporte mesmo estando negativado junto aos órgãos de crédito. Apesar de ser on-line, é preciso que o cidadão compareça a um Posto de Emissão de Passaportes (PEP) para a coleta das impressões digitais, fotografia e apresentação dos documentos de identidade.

VALOR E VALIDADE

Infelizmente o passaporte é um documento caro, custando R$ 257,25 neste ano de 2020 (o valor pode ser alterado). O pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) deve ser feito apenas à vista e o boleto é gerado após preencher o formulário com suas informações pessoais.

O passaporte comum tem validade de 10 ANOS para maiores de 18 anos, porém esse prazo pode mudar de acordo com a idade do indivíduo. Veja abaixo a relação:

IDADEVALIDADE
0 a 1 ano incompleto1 ano
1 ano completo a 2 anos incompleto2 anos
2 anos completos a 3 anos incompletos3 anos
3 anos completos a 4 anos incompletos4 anos
4 anos completos a 18 anos incompletos5 anos
18 anos completos ou mais10 anos

Agora que você já sabe um pouco sobre o passaporte brasileiro chegou a hora de ver como solicitar o seu. Confira o passo a passo:

SOLICITE SEU PASSAPORTE

1°PASSO:

Acesse o site da PF e leia atentamente às etapas do processo. Após ter lido o resumo de cada etapa toque sobre ‘CONTINUAR‘ para prosseguir.

Ao todo são 7 resumos que o cidadão deve conferir antes de ir para o preenchimento do formulário com seus dados.

2°PASSO:

Após ter feito o passo anterior você deverá tocar sobre ‘GERAR LISTA‘ para responder algumas perguntas que gerarão sua lista específica de documentos a serem levados até a unidade da Polícia Federal.

Passaporte

É importante que todas às questões sejam respondidas corretamente, caso contrário os documentos solicitados estarão incorretos. Veja abaixo um exemplo de pergunta:

Passaporte

Após ter completado o questionário você verá a documentação específica para o seu caso. De qualquer forma, é importante levar um documento de identidade com foto (RG ou CNH), título de eleitor e certificado de quitação com o serviço militar (para homens a partir dos 18 anos).

Anote a documentação e toque sobre ‘LEITURA CONCLUÍDA‘ para prosseguir ao preenchimento formulário.

3°PASSO:

Nesta etapa toque sobre ‘PREENCHER FORMULÁRIO‘.

Passaporte

Insira suas informações em todos os campos obrigatórios. Recomendamos que você informe seu endereço de e-mail, dessa forma receberá atualizações sobre o progresso do pedido.

Passaporte

Por fim, será gerado um protocolo (anote-o) e o boleto no valor de R$ 257,25. O prazo para compensação é de até 3 dias úteis. Após a compensação bancária você deverá acessar novamente a página e agendar o atendimento presencial.

NO POSTO DE ATENDIMENTO

Dirija-se ao PEP na data e hora marcada e com seus documentos em mãos. Lá serão coletados suas impressões digitais, foto e confirmação dos dados informados no site.

Passaporte
Foto: Reprodução.

O prazo para entrega do documento é de 6 dias úteis e o andamento do processo pode ser feito no próprio portal da PF, para isso CLIQUE AQUI.


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui