CUIDADO! CONHEÇA O WHATSAPP PAY E VEJA COMO NÃO CAIR EM GOLPES

Continua após a publicidade..

O Brasil é um dos primeiros países a testar o WhatsApp Pay, a nova funcionalidade do mensageiro que permite aos usuários efetuarem pagamentos por meio do próprio aplicativo. Segundo informações, o recurso foi liberado para mais de 1 milhão de pessoas que utilizam a versão beta do WhatsApp, com isso permitindo usufruir antecipadamente da nova carteira digital.

Por ainda estar em fase de testes eventualmente poderá ocorrer erros e falhas nas transações, além do risco de fraude por parte de golpistas, prática muito comum quanto trata-se do WhatsApp ou Facebook. Confira abaixo tudo sobre a nova função e como se proteger de golpes!

Continua após a publicidade..

SOBRE O WHATSAPP PAY

A principal função é facilitar o pagamento entre os usuários e lojas que atendem por meio do WhatsApp, nesse caso utilizando a função business. O serviço é interligado ao Facebook Pay e às transações são feitas através da Cielo.

Continua após a publicidade..
WhatsApp
Foto: Reprodução.

Por enquanto é um recurso restrito e que será liberado para todos de forma oficial em breve. Rumores sugerem que o WhatsApp lançará uma atualização no mês de setembro disponibilizando a função de pagamento para todos. Vale ressaltar que o programa de testadores beta atingiu o limite de participantes.

 

É GRATUITO?

Sim e não. Para os usuários comuns não será cobrado nenhum tipo de taxa sobre os pagamentos efetuados por meio do WhatsApp Pay, porém há um limite mensal de transferências que podem ser realizadas por pessoas físicas. Veja:

PESSOA FÍSICA
 
Apenas cartões de débito;
Até 20 transações por dia;
Limite de R$ 1.000 por transação;
Limite mensal de R$ 5.000;
Isento de tarifas.

Por outro lado, vendedores que utilizarem o recurso terão que pagar uma taxa fixa sobre cada transação efetuada ou recebida. Nesse caso não há limitações, seja na quantidade de envios/recebimentos diários ou valor máximo.

PESSOA JURÍDICA
 
Pagamentos via débito ou crédito;
Taxa fixa de 3,99 (paga pelo vendedor);
Sem limite de transações.

COMO SE PROTEGER DE FRAUDES

Por ora ainda não temos muitas informações sobre a segurança dos pagamentos e nem como o Facebook Pay lida com às informações pessoais dos usuários, como cartões de crédito e documentos de identidade. Apesar disso, a maior preocupação deve ser quanto aos possíveis golpes referentes a clonagem do aplicativo.

O próprio WhatsApp disponibiliza um recurso para aumentar a proteção da conta, nesse caso a verificação em duas etapas. Esse recurso é extremamente útil para prevenir que estelionatários tenham acesso a sua conta. Confira abaixo como ativar:

1°PASSO:

Abra seu WhatsApp e acesse a opção de CONFIGURAÇÕES > CONTA.

2°PASSO:

Agora toque sobre ‘VERIFICAÇÃO EM DUAS ETAPAS‘ e adicione um PIN DE SEGURANÇA.

É importante que você defina um PIN que seja fácil de lembrar, pois na próxima vez que efetuar o cadastro no mensageiro será solicitado a verificação em duas etapas. Sem o PIN não será possível acessar a conta! NUNCA informe nenhum código do WhatsApp para terceiros, é GOLPE!


Para sempre receber novidades curta nossa página no Facebook!

AREA DE DOWNLOAD: