DETRAN DEFINE DATA PARA RETOMADA GRADUAL DOS SERVIÇOS; CONFIRA

Continua após a publicidade..

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) é responsável por diversos serviços referentes a CNH e licenciamento do veículo, como o processo para a primeira habilitação, transferência e emplacamento dos automóveis. No dia 18 de março o Detran-SP encerrou suas atividades presenciais devido a pandemia do novo coronavírus. Apesar disso, o órgão manteve boa parte de seus serviços funcionando de forma on-line através do portal oficial.

Nesta semana o Detran paulista emitiu duas novas portarias que definem retomada de alguns serviços, como o curso teórico para a formação de novos condutores, por exemplo. Confira neste artigo mais informações!

Continua após a publicidade..

QUAIS SERVIÇOS VOLTARÃO?

O estado de São Paulo foi dividido de acordo com suas regiões metropolitanas, que receberam uma classificação com base na quantidade de pacientes infectados pelo COVID-19. A retomada de alguns serviços do Detran-SP ocorrerá apenas nos municípios que possuem classificação LARANJA (fase dois).

Continua após a publicidade..

FAÇA PELA INTERNET:

  • Transferência de veículos usados;
  • Licenciamento digital (CRLV);
  • Renovação Simplificada da CNH digitalmente;
  • Primeiro registro veicular;
  • Consultas de pontos, multas e restriçõs.

Por ora as agências continuarão fechadas e os seguintes serviços estarão suspensos: vistoria veicular e emissão de documentos impressos.

PANORAMA ATUAL DO ESTADO DE SP

Foto: Reprodução/Portal do estado de São Paulo.

Para conferir na íntegra o Plano SP CLIQUE AQUI.

CFC’s

Mais de 100 mil alunos tiveram seus exames práticos e teóricos cancelados devido a suspensão dos serviços. Segundo informações do Departamento Estadual de Trânsito, os Centros de Formação de Condutores poderão retomar gradualmente suas funções, porém seguindo todas às normas de higiene – álcool em gel e máscara – e mantendo o distanciamento pessoal.

Detran
Foto: Reprodução.

O curso teórico será ministrado à distância (EAD) por meio de uma nova plataforma que será implementada pelos CFC’s. O software que será utilizado é da Prodesp (empresa de Tecnologia do Governo).

Apesar da facilidade, o Detran-SP define que é preciso realizar a biometria facial para confirmar a presença do aluno nas aulas. O curso possui carga horária de 45 horas.

EXAMES PRÁTICOS

Os exames práticos de direção veicular estão previstos para retornar a partir da segunda quinzena de julho, porém eventualmente o cronograma poderá ser alterado conforme o avanço do Coronavírus.

Foto: Reprodução.

Assim como para os CFS’s, os exames práticos também terão que seguir medidas rigorosas de higiene, tais como:

  • Uso OBRIGATÓRIO de máscara;
  • Álcool em gel para os candidatos;
  • Limpeza dos veículos após cada exame;
  • Distanciamento de 1,5m;
  • Dentre outros!

FAÇA PELA INTERNET

São mais de 60 serviços disponíveis através do site do Detran-SP, contudo, para ter acesso aos recursos on-line é preciso criar um cadastro no site do órgão. Veja como:

1°PASSO:

Acesse o site do Detran-SP e no menu superior toque sobre ‘Entre ou Cadastre-se‘. Caso já tenha uma conta basta efetuar o login com seu CPF e senha.

Foto: Reprodução/Portal Detran-SP.

2°PASSO:

Nesta etapa você deve informar o número do seu CPF, caso haja uma conta existente o sistema irá informá-lo.

Foto: Reprodução/Portal Dentral-SP.

3°PASSO:

Por fim, basta confirmar algumas informações pessoais e validar seu endereço de e-mail. Pronto, agora você já pode utilizar os serviços on-line do Detran paulista!

Além da versão web também é possível baixar gratuitamente o aplicativo para ter acesso a todas funcionalidades do site.

BAIXE GRATUITAMENTE

[appbox googleplay br.gov.sp.detran.consultas&hl=pt_BR ] [appbox appstore 702633073 ]

Para sempre receber novidades curta nossa página no Facebook!