Novo chipset da mediatek terá 30 bilhões de transistores segundo rumor

Novo chipset da mediatek terá 30 bilhões de transistores segundo rumor

Continua após a publicidade..

A MediaTek está levando a sério o Dimensity 9400, que promete ser o chip com o maior die na categoria mobile, com impressionantes 30 bilhões de transistores – um aumento de 32% em relação ao Dimensity 9300 atual. Comparativamente, o modelo anterior da empresa possui cerca de 22,7 bilhões de transistores. O novo chip deve ter um die com 150 mm² de tamanho, superando até mesmo a placa de vídeo de PC GT 1030 da NVIDIA, que possui 74 mm². Em comparação, uma GPU como a GTX 1650 tem um tamanho de 200 mm², o que coloca o novo chip da MediaTek em uma categoria comparável.

Continua após a publicidade..

 

Continua após a publicidade..

O aumento do tamanho do die traz benefícios, como uma Unidade de Processamento Neural maior e mais cache. No entanto, isso também significa um custo mais elevado, e especula-se que este será o chip mais caro já produzido pela MediaTek.

Quanto ao desempenho, os rumores sugerem que o Dimensity 9400 será 20% mais rápido que seu antecessor, e há especulações de que pode superar o Snapdragon 8 Gen 4 da Qualcomm. Os rumores indicam pontuações de até 1900 pontos em single-core e 8500 pontos em multi-core no Geekbench 5, e 2800/10000 pontos no Geekbench 6.

Rival do Snapdragon, Dimensity 9400 usará nova GPU Immortalis da Arm – Tecnoblog

Recentemente, surgiram notícias de que o chip pode priorizar o desempenho, abandonando os núcleos de economia de energia. Rumores sugerem que seguirá a mesma linha do Dimensity 9300, optando por núcleos poderosos, como os das séries Cortex-X5, Cortex-X4 e Cortex-A7xx. Essa tendência parece ser adotada por outras empresas também, como indicam os rumores sobre o Snapdragon 8 Gen 4 da Qualcomm, que também pode abandonar os núcleos de baixo consumo de energia em favor de núcleos de alto desempenho. O Dimensity 9400 é previsto para competir em igualdade ou até mesmo superar o desempenho do chip da Qualcomm.