Hora de Atualizar: Google Anuncia Fim do Suporte ao Android Lollipop
Hora de Atualizar: Google Anuncia Fim do Suporte ao Android Lollipop
O Google decidiu encerrar o suporte às atualizações do Google Play Services para smartphones que ainda rodam o Android 5, também conhecido como Lollipop. Embora esses dispositivos continuem operando normalmente, a falta de atualizações pode resultar na perda de compatibilidade com alguns aplicativos.
Em um comunicado oficial, o Google explicou a decisão: “Estamos descontinuando as atualizações do Google Play Services para dispositivos Android Lollipop, pois eles representam menos de 1% dos dispositivos Android ativos.” Com essa medida, a empresa pretende focar suas atualizações nas versões mais recentes do sistema, que são utilizadas em smartphones mais modernos e com hardware mais avançado.
Lançado no final de 2014, o Android Lollipop trouxe um novo conceito de design que modernizou a interface da plataforma. Além disso, o Google atualizou a tela de bloqueio, tornando-a mais minimalista e eliminando o suporte para widgets.
A Importância de Atualizar
No comunicado, o Google recomenda fortemente que os usuários migrem para uma versão mais recente do Android. Isso porque, além de perder suporte para alguns aplicativos, o Lollipop se torna mais vulnerável a ataques cibernéticos devido à ausência de atualizações de segurança.
A maioria dos patches de segurança liberados para dispositivos Android pode não ser compatível com várias aplicações, justamente pela falta de suporte do Google Play Services. “Recomendamos fortemente que os usuários atualizem para versões mais recentes do Android para obter os recursos e melhorias de segurança mais recentes”, enfatizou a empresa.
O fim do suporte para o Lollipop já era esperado, especialmente após o Google ter encerrado as atualizações para o Android Kitkat, a quarta geração do sistema operacional, em julho do ano passado. Além disso, há uma expectativa de que a sexta versão, o Marshmallow, também perca suporte a partir do próximo ano.
Portanto, para garantir a segurança e compatibilidade com os aplicativos mais recentes, é fundamental que os usuários considerem a atualização de seus dispositivos para versões mais novas do Android.