PicPay sumiu com o dinheiro dos usuários? Veja se é seguro utilizar o serviço
Recentemente uma enxurrada de reclamações tomou conta das redes sociais do PicPay, uma das principais plataformas de pagamento disponíveis no Brasil. Segundo informações, o serviço teria “sumido” com o benefício do Auxílio Emergencial de centenas de usuários, dessa forma causando indignação na comunidade dos clientes da empresa.
Infelizmente a má fama do PicPay não vem de hoje. Há um bom tempo a plataforma é alvo de reclamações, avaliações negativas e ameaças de processo por parte de seus usuários. O caso ficou mais sério e teve uma maior repercussão nesta semana, alcançando a lista dos assuntos mais comentados no Twitter com a seguinte hashtag: “#PicPayDevolveMeuDinheiro”. Confira neste post mais detalhes sobre o ocorrido e se é seguro utilizar essa forma de pagamento.
O QUE ACONTECEU?
O pagamento do Auxílio Emergencial está sendo depositado no aplicativo do Caixa Tem, porém os saques e transferências possuem um calendário especial, com isso impedindo que os beneficiários retirem o saldo antes da data prevista.
Uma das funções de adição de dinheiro disponível no PicPay permite que o usuário antecipe o saque enviando os R$ 600 para sua conta na plataforma de pagamentos. Veja:
Esse método está disponível em vários apps de pagamentos, como no PagBank e Mercado Pago, por exemplo. Contudo, a falha do “sumiço” do dinheiro afetou apenas o PicPay, que levou horas para dar um retorno às queixas de seus clientes.
Milhões de usuários concluíram a transferência do benefício para o PicPay com sucesso. Porém por instabilidade do Caixa TEM, algumas transações não foram concluídas. Nesse caso, pedimos que tente novamente e, se o valor já foi debitado, seu estorno é realizado pela Caixa. pic.twitter.com/1gHUsHjr6m
— PicPay (@picpay) July 7, 2020
Em nota, o PicPay informou que o problema foi causado por uma instabilidade nos servidores da Caixa Econômica Federal (CEF), que negou qualquer tipo de erro ou falha em seus serviços. Em um tweet a empresa afirmou que o estornou do valor que ‘sumiu’ deve ser feito pelo banco estatal, mas ainda não há um posicionamento oficial da Caixa sobre o assunto.
- Leia também: Não me ligue: conheça a nova ferramenta do Procon para bloquear ligações de telemarketing
RECLAMAÇÕES, AVALIAÇÕES NEGATIVAS E VÁRIOS PROBLEMAS
Apesar de possuir mais de 10 milhões de downloads na Play Store, o PicPay dispõe de uma péssima avaliação por parte dos mais de 220 mil usuários que classificaram o aplicativo. A nota oficial é de 3,2 estrelas, sendo uma das mais baixas se comparado com outras plataformas de pagamento.
A baixa reputação está não somente na loja do Google, mas também na App Store. Indo mais além, a empresa possui uma alta quantidade de reclamações não resolvidas no Reclame Aqui (principal site de avaliação de lojas e serviços do país), passando de 14% de queixas não atendidas no último semestre. Veja o perfil:
É SEGURO?
O PicPay deixou de ser uma ferramenta viável e segura há muito tempo. A crise que a plataforma sofreu nos últimos dias serviu para mostrar que o suporte não é tão eficiente quanto a equipe de marketing, que anuncia um aplicativo bom, estável e seguro quando na verdade trata-se do contrário.
Para sacar o seu saldo do Caixa Tem antes da data prevista recomendo fortemente que você utilize o Mercado Pago ou o PagBank, visto que ambos são seguros e possuem um sistema mais confiável do que o PicPay.
[appbox googleplay com.mercadopago.wallet&hl=pt_BR ] [appbox appstore 925436649 ]SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: