Eleições 2022: saiba como não cair em golpes que roubam dinheiro usando nome do TSE

Continua após a publicidade..

O número de golpes utilizando o nome da Justiça Eleitoral (JE) para enganar pessoas aumentou consideravelmente nos últimos meses devido a proximidade das eleições 2022, pleito com 1º turno marcado para acontecer no dia 2 de outubro com votos para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputados federais e estaduais.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cibercriminosos estão enviando mensagens de texto por SMS, e-mail e em aplicativos como WhatsApp, Telegram e Messenger alertando sobre falsas pendências no título de eleitor.

Continua após a publicidade..

Essa modalidade de fraude é conhecida como phishing (“pescaria”, em português) e consiste em roubar informações pessoais (nome completo, filiação, documentos de identidade, etc.) e dinheiro sob alegações falsas.

Continua após a publicidade..

Entenda o golpe

Conforme explica o TSE, a mensagem enviada pelos golpistas informa sobre a existência de supostas irregularidades no cadastro eleitoral do cidadão junto à Justiça Eleitoral, afirmação enganosa que busca extorquir dados e dinheiro da vítima.

Na maioria dos casos, há um link que direciona o destinatário para uma página falsa em que é preciso inserir o CPF e pagar uma taxa para que o título de eleitor seja “regularizado” mesmo sem haver nenhuma pendência.

O dinheiro transferido cai diretamente na conta dos estelionatários com um agravante: os dados pessoais enviados podem ser usados para solicitação de empréstimos, financiamentos ou pedido de cartões de crédito no nome da vítima.

golpe de phishing

Assim como em todos os golpes de phishing, a maneira mais simples de evitar ter suas informações vazadas na Internet ou transferir dinheiro para cibercriminosos é desconfiar de mensagens recebidas por aplicativos de mensageiros ou SMS alegando supostas irregularidades em seu nome.

O Tribunal reforça que não envia notificações por mensagens de WhatsApp, Telegram, SMS ou e-mail, salvo na convocação de mensário. Com isso, a orientação das autoridades é de que os brasileiros utilizem o portal tse.jus.br (acesse) para consultar gratuitamente a situação eleitoral.

Consulte sua situação gratuitamente

  1. Entre no site do TSE (clique aqui) e no menu lateral direito toque sobre a opção “Situação cadastral”, em seguida preencha todos os campos com seus dados;
  2. Verifique se a situação da inscrição aparece como “Regular”, se constar assim significa não haver pendências em seu CPF.

tse

AREA DE DOWNLOAD:

AGUARDE 26 SEGUNDOS PARA BAIXAR.